quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Anime | AnimeCosmo


História

 Com a ocupação dos Estados Unidos no fim  da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato  com a cultura ocidental e, influenciados pela cultura pop dos Estados  Unidos, desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os  quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna. Havia negociantes  que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e  outros.
Entre os  principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu  Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais  tarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950,  influenciados pela mídia que vinha do ocidente, diversos artistas e  estúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental.
Na época em que o mangá reinava como  mídia nasceram os pioneiros animes de sucesso: Hyakujaden (A Lenda da  Serpente Branca) estreou em 22 de outubro de 1958, primeira produção  lançada em circuito comercial da Toei Animation, divisão de animação da  poderosa Toei Company e Manga Calendar, o primeiro animê especialmente  feito para televisão, veiculado pela emissora TBS com produção do  estúdio Otogi em 25 de junho de 1962, que teve duração de dois anos.
Logo em seguida, em 1 de janeiro de 1963,  é  lançado Tetsuwan Atom, também  conhecido como Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka, já com a  estética de personagens de olhos grandes e cabelos espetados vinda da  versão impressa. Astro Boy acabou tornando-se o propulsor da maior  indústria de animação do mundo, conquistando também o público dos  Estados Unidos. Tezuka era um ídolo no Japão e sua popularidade lhe  proporcionou recursos para investir em sua própria produtora, a Mushi  Productions. Outras produtoras investiram nesse novo setor e nasceram  clássicos do anime como Oitavo Homem (Eight Man), Super Dínamo (Paa  Man), mas ainda com precariedade e contando com poucos recursos,  diferente das animações americanas.
Segundo Alexandre Nagado, "[...] em 1967  surge o primeiro anime com grande projeção fora do Japão, Speed Racer  (Maha Go Go Go, 1967), que apesar de produção pobre, se destacava por  ângulos de cena inovadores e muita criatividade nas histórias. Não por  acaso, virou sucesso no mundo inteiro e até hoje é muito cultuado. Neste  ano estrearam 14 séries, sem contar os desenhos que já estavam em  produção anteriormente. Dentre os clássicos daquele ano, A Princesa e o  Cavaleiro (Ribbon no Kishi) e Fantomas (Ogon Batto) marcaram época  também por suas trilhas sonoras de nível cinematográfico. No cinema, o  número de produções era menor (apenas quatro em 1967), mas foi  aumentando aos poucos.
Na  década de 1970, houve uma grande explosão de títulos. Além de animes  para crianças pequenas (Kodomo) e outros para meninas (Shoujo), ocorreu  também uma grande febre de desenhos com robôs gigantes (Mecha), graças  ao sucesso de Mazinger Z (1972), criação do desenhista Go Nagai e grande  sucesso entre o público infanto-juvenil. Com diversos títulos para  serem vistos na televisão em episódios semanais, muitos sendo exportados  para outros países e com algumas obras sendo lançadas nos cinemas, o  animê mostrava que tinha chegado para ficar."
Nos anos 70, os studios Tatsunoko,  criadores de Speed Racer, criaram um título chamado Gatchaman, que no  Ocidente foi chamado de Battle of the Planets, que fez sucesso, assim  como o próprio Speed Racer, e foi um dos animes de grande successo no  mundo.
Os animes mais  conhecidos atualmente são: Pokémon, One Piece, Dragon Ball Z, Naruto  ,Inu-Yasha e outros.

Caracteristicas

Os  animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma  direção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena e a  abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção científica,  aventura, terror, infantil, romance, etc. É bastante comum, mesmo nas  produções infantis, se encontrar situações de humor adultas.
Há também na animação japonesa grande  presença de personagens andróginos e da homossexualidade, geralmente  sutil. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde  não há muita distinção entre homossexuais e andróginos com heteros. Mas  fora deste contexto, como aqui no Ocidente, essas ações acabam por ser  muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e  adaptação de personagens.

Em muitas produções podemos conferir caracterizações  exageradas de sinais visíveis de sentimentos. Alguns exemplos seriam:
* Gota de água que aparece do lado do  rosto do personagem representando constrangimento.
* Dentes e chifres aparecendo  repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade.
* Diminuição súbita do personagem  representando vergonha.
*  Nervos estilizados na testa de um personagem, também representando  raiva.

Design  de personagens

* Os olhos: geralmente muito grandes,  muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas  vezes com cores chamativas, como vermelhos, rosa, laranja, roxos,  dourados ou simplesmente uma bolinha preta sob fundo branco. Essa  técnica foi introduzida por Tezuka, para que, desta forma, pudesse  conferir mais emoção aos seus personagens. São considerados uma das  partes fundamentais e mais expressivas de um personagem, pois os olhos  podem tomar várias formas e feitios, de modo a expressar o humor e a  personalidade do personagem. Uma das características mais conhecidas do  desenho japonês é o tamanho dos olhos. A razão mais provável dessa  característica é a influência de desenhos antigos da Disney, e a crença  japonesa de que "os olhos são a janela da alma".
* O cabelo: há de todas as formas,  tamanhos, volumes e penteados, sempre cheios de fitas, lacinhos e afins,  e, claro, cores, que vão desde o rosa, ao vermelho, ao azul, verde e  roxo. Existem séries que optam também por cores "reais", como castanho,  loiro, ruivo. Os garotos, geralmente, possuem cabelos "espetados"; há  também muitos personagens masculinos de cabelos compridos, quase sempre  com franja.
* O corpo:  na maioria das vezes, escultural, às vezes até demasiado escultural, e  cheio de pormenores.
*  As roupas: sempre muito coloridas e com design cheio de imaginação.  Muitos mostram um personagem sempre usando a mesma roupa, pois esse é um  modo de caracterizá-lo. É também muito comum a utilização dos trajes  tradicionais japoneses, como quimonos, independentemente do tipo de  história.
* A  personalidade: os personagens costumam ter personalidades muito bem  elaboradas, ricas, cheias com as mais diferentes e variadas  características, independentemente de cada situação e personagem.
* A voz: também é um elemento muito  importante numa personagem. Estas são selecionadas de acordo com a  personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis,  estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de  qualquer anime, e os dubladores (ou seiyu) são alvos da admiração de  muitos fãs.




 
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