São três gêneros japoneses que englobam animes, mangás, ilustrações e jogos. Em alguns casos até alguns filmes.
Lembrem-se que são gêneros voltados para adultos, portanto geralmente não recomendado para menores. Os exemplos são meramente ilustrativos. =)
Hentai é o material pornográfico voltado para o público masculino, geralmente envolve relacionamentos heterossexuais, embora não se limite a isso, pode conter lesbianismo, travestis, homossexualidade masculina, bestialismo e até aliens! O nome hentai tem a conotação de "perversão" e o gênero também é chamado de Ero.
A variação mais leve que pode não conter sexo explícito é chamada Ecchi.
Exemplos de animes Hentai: Bible Black, La Blue Girl, Angel Blade
Yuri é o material que envolve homossexualidade feminina e há obras voltadas tanto para o público masculino quanto feminino. Estas histórias geralmente focam-se no romance ou erotismo. Pode ou não envolver cenas de sexo e não necessariamente contém sexo explícito.
O material yuri mais leve é chamado "shoujo-ai" mas estes detalhes de "classificação de nível de sexo" não podem ser considerados um outro gênero.
Exemplo de animes yuri: Maria-sama ga Miteru, Kannazuki no Miko, Strawberry Panic!
Yaoi é a palavra usada no ocidente para o gênero que apresenta homossexualidade masculina voltada para o público feminino. Também são histórias românticas e/ou eróticas. No Japão, a forma mais aceita para o gênero é Boy's Love (BL), sendo yaoi uma palavra usada mais para trabalhos de fã. Exemplo: yaoi de Naruto, yaoi de Cavaleiros do Zodíaco.
O material Boy's Love (BL) pode conter ou não cenas de sexo. As cenas de sexo podem ou não ser explícitas. A palavra "shounen ai" é muito usada no ocidente para definir "yaoi leve", mas no Japão é uma palavra em desuso.
Exemplos de anime yaoi: Junjou Romantica, Gravitation, Ai no Kusabi
Generalizações: Diz-se que animes yaoi ou yuri que focam-se apenas no ato sexual são yaoi-hentai ou yuri-hentai.